Estimados Colegas,
Após a épica crise sanitária que o mundo enfrentou, estamos retomando a preparação de nosso novo encontro nacional.
O tema desse congresso será a Era da Multidisciplinaridade. Sabemos que a boa patologia se faz no contexto multidisciplinar e que o patologista deve se manter ao lado de clínicos, oncologistas, cirurgiões, radiologistas e radioterapeutas tendo como resultado comum o bom atendimento aos pacientes.
Esse conceito não é atual, longe disso, Virchow atuava como clínico e a sala de autópsia era onde ocorria o aprendizado. O que causou a doença? Como e qual órgãos afetou? Essa foi a inauguração da Anatomia Patológica e da Patologia Celular que agora inclui a Patologia molecular, todas com papel fundamental para o diagnóstico preciso e a escolha do tratamento mais eficaz.
Assim, as sessões manterão esse conceito com outros especialistas participando das discussões, para que o aprendizado seja completo.
Ainda, continuando nossa filosofia de união, este será o primeiro congresso brasileiro a unir as Sociedades de Patologia e Citopatologia. Isso ocorreu depois de entendermos que somos duas sociedades gêmeas, onde a maioria dos patologistas atua de modo igualitário. Essa será uma oportunidade única para o aprendizado da patologia atual, dinâmica e essencial para o exercício da boa medicina.
Convidamos todos a enviarem seus resumos que serão apresentados nas sessões de cada especialidade, o que permitirá maior visibilidade dos trabalhos e oportunidade de interação com os colegas da área.
Esperamos ansiosamente a presença de todos, para que possamos novamente nos confraternizar após esse período nebuloso que nos afetou profundamente.
Abraço fraterno.
Katia R. M. Leite
2020-2022