Informações gerais Trabalhos
- Para submeter um trabalho é necessário que o autor que submete o mesmo esteja inscrito no evento. Os demais autores que se inscreverem no Congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito.
- O envio do resumo é exclusivamente via site do Congresso.
- Após a inscrição no congresso, acesse o link para envio de trabalhos.
- Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário on-line.
- Antes de submeter o resumo, revise com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos e antes de escolher SUBMETER
- O autor que submete o trabalho deve preencher todos os campos no formulário on-line. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a este autor pelo e-mail cadastrado à exceção do aviso da submissão, que será enviado para todos os autores no endereço de e-mail cadastrado. O aviso ficará disponível na área dos trabalhos do autor que fez a submissão.
- Os trabalhos serão divididos em 2 categorias distintas: RELATO DE CASO e COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. Assinale o campo correspondente.
- Assinale a área a qual seu resumo pertence.
- Instruções para preparação de resumos:
- O título deve conter até 500 caracteres, ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.
- O texto do resumo não deve exceder 5.000 caracteres contando os espaços (essa contagem não incluirá título e autoria/filiação).
- Os resumos de Comunicações Científicas deverão ser estruturados em: Introdução e Objetivos, Métodos, Resultados e Discussão, Tabelas e Figuras e Conclusão. Sugere-se fortemente a inclusão de tabelas e gráficos.
- Os resumos de Relatos de Caso deverão ser estruturados em: Introdução, Apresentação do Caso, Discussão e Conclusão. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas. Serão aceitos os relatos de casos que obtiverem maior nota de avaliação de acordo com a comissão de avaliadores e a comissão científica.
- A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto nem no título, uma vez que a avaliação do resumo se dará de forma totalmente anônima pela Comissão de Avaliadores.
- O conteúdo do resumo deve estar relacionado à área escolhida.
- As instruções se aplicam para todos os trabalhos enviados.
- Lembrar que o resumo, caso aceito, será publicado nos anais (on-line) do Congresso. Referências, agradecimentos e auxílio financeiro não são obrigatórios e, se inclusos, devem ser computados em campo específico.
- Os trabalhos serão categorizados por área de conhecimento da Patologia, conforme lista. Eventualmente, para apresentação, algumas áreas poderão ser agrupadas pela Comissão Científica.
- Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e/ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível, e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Nesse caso, os autores devem explicitar que são resultados preliminares, ou se é um estudo ainda em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
- Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos apenas de revisão da literatura.
- Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.
- Ao finalizar o resumo, clique no botão “SUBMETER”. Será enviado um e-mail automático para o autor que submeteu o trabalho com os dados das informações cadastradas.
- Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido submetido corretamente. Entre em contato por e-mail (trabalhos@sbp.org.br) informando o problema ocorrido.
- Uma vez finalizada a submissão, NÃO será possível fazer alterações nas informações incluídas, lista de autores ou no conteúdo do resumo.
- O resumo deve ser enviado em português, inglês ou espanhol. Porém, qualquer que seja a língua escolhida, é fundamental que esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa do mesmo.
- O prazo para submissão dos resumos é: 11/04/2022.
- Para acessar o certificado do seu resumo após o Congresso, dirija-se ao site do evento e clique em “Certificados” e dentro da área restrita em “Meus Eventos”.
- Não há limite de trabalhos por autor e não há limite de autores por trabalho.
- O(a) apresentador(a) também deve se incluir na lista de autores!
- O resultado será divulgado na área restrita do autor que submeteu o trabalho, no menu “Meus Eventos” no dia 27/06/2022.
- Tanto o autor que submeteu o trabalho como o apresentador do mesmo, após obter a aprovação deste, precisam confirmar o pagamento de sua inscrição até 30/06/2022. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e pago a taxa de inscrição. A modificação deve ser avisada à Comissão Científica até o dia 11/07/2022, através do e-mail trabalhos@sbp.org.br.
- Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.
- Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
- As taxas de inscrição com desconto respeitarão as datas da tabela “Valores” disponível no site do evento, independentemente da data de aprovação dos trabalhos.
- Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais (caso se aplique).
- Somente será aceito material científico original que não tenha sido previamente publicado ou apresentado em Congressos anteriores da SBP. Contudo, trabalhos apresentados em outras reuniões científicas, regionais ou internacionais, podem ser submetidos.
- A Comissão Organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.
- O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.
Calendário trabalhos e SL Residentes
Data | Descrição |
11/04/2022 | Data final para submissão de resumos (Temas Livres). |
11/04/2022 | Data final para submissão de casos para o Seminário de Lâminas dos Residentes. |
01/06/2022 | Divulgação dos trabalhos aceitos e dos 6 ganhadores do SL dos residentes no site do congresso. Os autores responsáveis pelos resumos não selecionados também serão informados por e-mail. |
27/06/2022 | Divulgação dos ganhadores das Bolsas Médico Residentes. |
30/06/2022 | Prazo final para inscrição dos autores de trabalhos aceitos. |
04/07/2022 | Divulgação da data, horário e local da apresentação oral ou do pôster no site do congresso. |
11/07/2022 | Prazo final para mudança de apresentador de trabalho. |
Instruções aos trabalhos aprovados
- Serão selecionados trabalhos para apresentação oral e estes concorrerão ao Prêmio SBP Categoria Oral e ao Prêmio SBP Médico Residente (quando aplicável).
- A apresentação oral deverá ser feita, impreterivelmente, em 10 minutos. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.
- O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 1 hora à Mídia Desk/Sala VIP para salvar o arquivo no sistema. O design/estilo dos slides fica a critério do apresentador e dos demais autores. A apresentação deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem vindos.
- Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizadas na área restrita do autor submetente em “Meus Eventos” e estipulados no programa científico do Congresso.
- Medidas para confecção do pôster: 1,20 (um metro e vinte centímetros) de ALTURA x 0,90 (noventa centímetros) de LARGURA. A fonte, tamanho da letra e design/estilo do pôster ficam a critério dos autores do trabalho.
- Os pôsteres deverão ficar fixados nos locais determinados pela comissão organizadora do evento, em dia e hora pré-determinados.
- Levar cordinha ou fita adesiva para fixação do pôster, não disponibilizaremos no local;
- O número do painel está disponível na área restrita do autor submetente. Esse número é muito importante, pois a partir dele é que você saberá onde afixar o seu pôster no local do evento.
- Os pôsteres não retirados dentro do período determinado pela organização do evento serão descartados.
- A confecção do pôster impresso é de responsabilidade do autor que vai expor o trabalho durante o evento.
CRONOGRAMA DE EXPOSIÇÃO E VISITAÇÃO DOS PÔSTERES
A exposição dos pôsteres ocorrerá em regime de revezamento entre os dias 04, 05 e 06 de agosto em área designada do Centro de Convenções. Os trabalhos serão expostos respeitando o dia e horário informados abaixo.
Confira a lista de aprovados por ordem de painel e o horário da visitação: https://2020.congressodepatologia.org.br/wp-content/uploads/2022/07/PATOLOGIA-Aprovados-cronograma-de-EXPOSICAO-POSTER-ordem-de-painel.pdf
GRUPO 1 – 04 de agosto – painel 1 ao 120
HORÁRIO PARA COLOCAÇÃO DOS PÔSTERES
04/08/2022 – entre 8:00 e 9:00
HORÁRIO PARA RETIRADA DOS PÔSTERES
04/08/2022 – entre 17:00 e 18:00
GRUPO 2 – 05 de agosto – painel 121 ao 240
HORÁRIO PARA COLOCAÇÃO DOS PÔSTERES
05/08/2022 – entre 8:00 e 9:00
HORÁRIO PARA RETIRADA DOS PÔSTERES
05/08/2022 – entre 17:00 e 18:00
GRUPO 3 – 06 de agosto – painel 241 ao 331
HORÁRIO PARA COLOCAÇÃO DOS PÔSTERES
06/08/2022 – entre 8:00 e 9:00
HORÁRIO PARA RETIRADA DOS PÔSTERES
06/08/2022 – entre 17:00 e 18:00
Visitação de pôsteres: um dos autores do trabalho deverá estar próximo ao trabalho exposto durante os intervalos da programação científica. Não haverá apresentação formal/avaliação – será um momento de visitação e interação com outros participantes do evento, em que o autor poderá explicar seu trabalho e responder a questionamentos e dúvidas do público. Trabalhos cujos pôsteres não forem afixados serão excluídos das premiações e dos anais do Congresso. Os autores também não receberão os certificados correspondentes.
Horários dos intervalos:
- Manhã: 10:30 – 11:00
- Tarde: 15:30 – 16:00
Prêmios
- Prêmio SBP Categoria Oral– Para a premiação, será selecionado o melhor trabalho de cada área a ser apresentado oralmente. Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o primeiro lugar, R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) para o segundo lugar, R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) para o terceiro lugar, e R$ 1.000 (mil reais) para os trabalhos classificados de quarto ao décimo lugar.
- Prêmio Kolplast– Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) para o melhor trabalho de Citopatologia.
- Prêmio SBP Categoria Pôster– Será concedido diploma de “Menção Honrosa” e prêmio em dinheiro, no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), para até 10 (dez) dos melhores trabalhos selecionados para apresentação sob a forma de pôster, independentemente da classificação.
- Prêmio SBP Médico Residente– Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o primeiro lugar, R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) para segundo lugar, R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) para o terceiro lugar, e R$ 1.000 (mil reais) para os classificados em quarto e quinto lugar dos melhores trabalhos apresentados sob a forma de apresentação oral, que tenham como primeiro autor um médico residente em Patologia, que deve ser associado adimplente da SBP e que deverá, obrigatoriamente, ser o apresentador do trabalho.
- Prêmio Seminário de Lâminas de Médico Residente– Será concedido diploma de “Apresentador de Caso” e prêmio em dinheiro, no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), para até 6 (seis) dos melhores casos enviados por um médico residente em Patologia que deverá, obrigatoriamente, estar cadastrado no Congresso no ato do envio e ser o apresentador do seminário. Apenas residentes associados adimplentes da SBP concorrerão à premiação. A apresentação acontecerá no dia 04/08/2022, das 16h00 às 17h30.
- Prêmio SBP Iniciação Científica/Graduação – Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o primeiro lugar, R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) para segundo lugar, R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) para o terceiro lugar, e R$ 1.000 (mil reais) para o quarto lugar dos melhores trabalhos apresentados sob a forma de apresentação oral, que tenham como primeiro autor um acadêmico de medicina e que deverá, obrigatoriamente, ser o apresentador do trabalho.
- Prêmio APESP Prof. Marcello Franco – Para a premiação, será selecionado o melhor trabalho de autor do estado de São Paulo, escolhido dentre os trabalhos aprovados para o congresso por comissão formada pela APESP. Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
- Entrega dos prêmios:Os prêmios acima descritos serão entregues na Sessão de Premiação no dia 05/08/2022, a partir das 17h, durante o Congresso, antes da Conferência Magna 02.
Observações
- Os prêmios serão entregues ao apresentador do trabalho, só podendo ser retirado por este na sessão de Premiação.
Bolsas SBP Médico Residente – Serão concedidas 25 bolsas para médicos residentes associados adimplentes da SBP, que enviarem e tiverem trabalhos aceitos para o Congresso. Serão selecionados os melhores trabalhos representantes de todas as regiões do país. Premiação pessoal e intransferível, válida para o autor que enviou o trabalho pelo site. A organização divulgará as informações no site do congresso e enviará comunicado por e-mail aos selecionados, até a data limite de 27/06/2022.
Instruções:
- O médico residente deve ser associado adimplente da SBP e 1º autor do resumo.
- Os ganhadores terão isenção da inscrição no Congresso e receberão um prêmio de R$ 1.000,00. Caso o premiado já tenha efetuado o pagamento da inscrição do Congresso, o valor será devolvido.
- O vencedor da bolsa deverá comparecer ao estande da SBP durante o Congresso para receber o cheque no valor de R$ 1.000,00. O não comparecimento no Congresso implica em cancelamento do prêmio.
- Total de bolsas: 25.
- Distribuição das bolsas: 5 bolsas por região (5 Sul; 5 Sudeste; 5 Nordeste; 5 Norte; 5 Centro-Oeste).
Seminário de lâminas dos residentes
- Podem participar médicos residentes que sejam associados adimplentes da SBP, matriculados em residências médicas credenciadas de todo o país.
- O médico residente deve estar cadastrado no Congresso para submissão e inscrito para apresentação.
- O material deve ser submetido exclusivamente via e-mail, através do contato: trabalhos@sbp.org.br.
- O interessado deve enviar o caso em word (autópsia, patologia cirúrgica ou citopatologia) acompanhado da descrição do mesmo, seguindo o seguinte roteiro: resumo da história clínica (contendo exames complementares pertinentes e outras informações), diagnóstico final, handout(principais achados anatomopatológicos, diagnóstico diferencial, seguimento clínico, discussão) e referências bibliográficas. O caso deve ser ilustrado com até oito imagens em formato JPG ou TIFF (tamanho máximo de 2Mb cada), que melhor representem os aspectos macroscópicos, microscópicos e/ou imuno-histoquímicos, além de eventuais colorações especiais.
- Os casos serão analisados por uma comissão designada para este fim, sem identificação do médico residente e do serviço ao qual ele pertence. Os ganhadores deverão enviar para a sede da SBP (Rua Topázio, 980 – Vila Mariana, SP CEP 04105-060) uma lâmina para ser digitalizada (corada em HE), identificada como “Seminário de Lâminas dos Residentes” e o nome do apresentador.
- Serão escolhidos os seis melhores casos para serem apresentados, com duração de 10 minutos por apresentação.
- O prazo para submissão dos casos é: 11/04/2022.
- O prazo para divulgação dos 6 casos ganhadores é: 27/06/2022.
Certificados
- Após o Congresso será conferido certificado on-line de participação no evento para aqueles que estiveram presentes.
- Após o término do Congresso será conferido certificado on-line do trabalho aprovado ao autor que submeteu o trabalho pelo site.
- Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar o site em PÓS CONGRESSO. Dentro da área restrita – ir para MEUS EVENTOS – deverá preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
- Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado.
- Os certificados ficarão disponíveis no site do congresso por 1 (um) ano.